METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
O professor de Geografia vai para a sala de aula com um globo terrestre, pois tudo o que está acontecendo de importante no mundo pode servir como ponto de partida para o processo ensinoaprendizagem.
Sobre a utilização do globo terrestre em sala de aula, é importante afirmar que:
C ( ) É a melhor representação que temos da Terra, pois, não possibilita a formação de conceitos corretos e também a representação tridimensional do planeta Terra.
B ( ) É a melhor representação que temos da Terra, pois, possibilita a formação de conceitos corretos e também a representação bidimensional do planeta Terra.
E ( ) O trabalho desenvolvido com o globo terrestre constitui apenas em textos que expressam uma variedade de informações da linguagem cartográfica.
D ( ) Não é a melhor representação do planeta Terra, pois, ela não evidencia os conceitos e muito menos a representação geográfica.
A ( ) É a melhor representação que temos da Terra, pois, possibilita a formação de conceitos corretos e também a representação tridimensional do planeta Terra.
A escolha dos recurso didáticos exige a observância de vários critérios para que se tenha sucesso ao utilizá-los. Dentre os critérios podemos destacar:
I. Qualidade e exatidão
II. Simplicidade, fácil manejo, baixo custo, manipulação acessível.
III. Adequação à função que se quer desenvolver ( cognitiva, afetiva ou psicomotora)
IV. Adequação aos objetivos, ao conteúdo e ao grau de desenvolvimento dos alunos, aos seus
interesses e necessidades.
Está correto o que se afirma em:
C ( ) III e IV apenas.
D ( ) I e II apenas.
E ( ) II e IV.
A ( ) I, II, III, IV.
B ( ) II, III, IV.
Para que a temática ambiental seja uma importante ferramenta para a revitalização da escola é de suma importância que alguns princípios sejam contemplados para o sucesso do trabalho com a Educação Ambiental no contexto escolar. Esses princípios foram definidos na Conferência realizada em Tbilisi ( UNESCO, 1980).
Diante do exposto numere a segunda coluna de acordo com a primeira e em seguida, marque a alternativa correta:
1 - Participação
2 - Comportamento
3 - Habilidades
4 - Conhecimento
5 - Consciência
( ) Para adquirir uma diversidade de experiências e a compreensão fundamental do meio ambiente e dos problemas que o afetam.
( ) Comprometimento com os valores éticos, tal que os indivíduos se sintam interessados pelo meio ambiente, participando assim da proteção e da melhoria ambiental.
( ) Visando a proporcionar a participação ativa nas tarefas que busquem resolver os problemas ambientais.
( ) Para adquirir as habilidades necessárias para a correta identificação e resolução dos problemas ambientais.
( ) Para ajudar os indivíduos e grupos sociais na busca progressiva assimilação da consciência necessária dos problemas do meio ambiente global.
A . ( ) 4, 2, 1, 3, 5.
B. ( ) 5, 3, 1, 2, 4.
E. ( ) 4, 5, 3, 2, 1.
C. ( ) 1, 2, 4, 5 ,3.
D. ( ) 3, 2, 5, 4, 1.
Marque a alternativa correta.
Nos termos do autor Valter Machado da Fonseca (2011), a transposição didática ou adequação da linguagem (utilizando-se de filmes, reportagens, literatura, de exemplos do cotidiano, etc.) favorece a compreensão do educando em relação ao conteúdo produzido na academia (produção científica).
Essa melhor compreensão do aluno ocorre devido a:
C. ( ) A abordagem superficial e resumida do conteúdo, evitando aprofundamento nas questões postas pela ciência, para que o estudo não seja dificultado.
A. ( ) Adequação da linguagem na “tradução” dos conteúdos de maneira que aquilo que está sendo abordado seja mais compreensível para o aluno.
D. ( ) Manter a mesma metodologia para quaisquer assuntos, para que o aluno tenha uma rotina de estudos.
E. ( ) Deixando o cotidiano do aluno de fora da abordagem, uma vez que sua realidade é local, nada tendo a ver com a realidade de uma sociedade global.
B. ( ) Manutenção da disposição e abordagem do manual didático independente da realidade do aluno, uma vez que, este detém hoje todas as possibilidades de informação e poderá alcançá-las instantaneamente.
Fonseca (2011, p. 30) afirma que as transformações ocorridas no mundo atual são muitas e, por vezes, não são acompanhadas por parte do material didático-pedagógico ao qual o professor tem acesso. O autor considera esse descompasso como grande problema para o processo de ensinoaprendizagem.
Assim, qual é a afirmativa abaixo se identifica com a opinião do autor e, por que vias seria superar este problema?
A. ( ) Grande parte dos professores ainda trabalha com materiais didáticos já ultrapassados que não acompanham a evolução e o desenvolvimento técnico-científico e as mudanças sociais dos nossos tempos. A maneira de superar esse limite pode dar-se pela criatividade e envolvimento de um professor que esteja engajado e envolvido com seu projeto de ensino, atento à realidade do aluno.
E. ( ) Devido à lenta transformação social nos dias de hoje, sabemos que não é difícil produzir materiais didáticos atualizados, antenados com as novas produções tecnológicas e desenvolvimento científico. Basta que o professor tenha em mãos um livro didático que seu apoio ao conhecimento estará solucionado.
C. ( ) O problema encontrado pelo professor não está relacionado ao material pedagógico e sim com a nova perspectiva de ensino que é a da mediação. O professor detém o conhecimento e, portanto, este está preparado para transmitir o conteúdo ao aluno. A atualização do material pedagógico perde importância diante do conhecimento do professor.
B. ( ) A grande dificuldade hoje é relativa ao grande número de produção didática que traz as atualizações em tempo real. A instantaneidade da produção de material pedagógico suplanta o conhecimento do professor e não estimula o aluno a conhecer o novo. Para resolver tal problema, basta que o professor exija a memorização dos conteúdos.
D. ( ) A preocupação do autor não se fundamenta na grande maioria dos professores tem no material pedagógico (o livro didático) arcaico e ultrapassado, seu ponto de apoio. O autor afirma que o problema já foi solucionado a partir da produção dos novos manuais didáticos.
Fusari (1988), nos diz que o planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores. Ainda segundo o mesmo autor, o planejamento da educação escolar pode ser conhecido como:
B ( ) Um processo que não envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo não terá prioridade, mas sim as ações desenvolvidas pela escola.
C ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, onde a aprendizagem do aluno deixa de ser significativa em todo o contexto escolar.
D ( ) Um processo educativo onde a prática docente não possui prioridade e o aluno se torna um mero agente do processo ensino- aprendizagem.
E ( ) Podemos considerar que o processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, não possui uma atuação.
A ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo escolar será priorizado.
Perrenoud (2000) acrescenta que as novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo o investimento repouse sobre o professor. Diante da fala de Perrenoud, o professor que utiliza as TICs poderá:
I. Utilizar software de geoprocessamento para estudo e análise de imagens de satélites.
II. Construir gráficos e tabelas através da tecnologia.
III. Realizar atividades de pesquisas em diferentes temáticas.
IV. Consultar mapas diversos e atualizados, dados demográficos.
V. As TICs em nenhum momento são úteis em sala de aula principalmente para o professor de Gografia.
Está correto o que se afirma em:
E ( ) I, III, V.
D ( ) III, IV, V.
C ( ) II, III, V.
B ( ) I, II, III, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV.
Faça a relação correta:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.
A sequência correta está contida em:
D ( ) 3, 2, 1.
C ( ) 1, 2, 3.
B ( ) 2, 1, 3.
E ( ) 1, 3, 2.
A ( ) 3, 1, 2.
Marque a alternativa correta.
O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.
Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.
( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.
( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.
( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.
( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
Sobre a utilização do globo terrestre em sala de aula, é importante afirmar que:
C ( ) É a melhor representação que temos da Terra, pois, não possibilita a formação de conceitos corretos e também a representação tridimensional do planeta Terra.
B ( ) É a melhor representação que temos da Terra, pois, possibilita a formação de conceitos corretos e também a representação bidimensional do planeta Terra.
E ( ) O trabalho desenvolvido com o globo terrestre constitui apenas em textos que expressam uma variedade de informações da linguagem cartográfica.
D ( ) Não é a melhor representação do planeta Terra, pois, ela não evidencia os conceitos e muito menos a representação geográfica.
A ( ) É a melhor representação que temos da Terra, pois, possibilita a formação de conceitos corretos e também a representação tridimensional do planeta Terra.
A escolha dos recurso didáticos exige a observância de vários critérios para que se tenha sucesso ao utilizá-los. Dentre os critérios podemos destacar:
I. Qualidade e exatidão
II. Simplicidade, fácil manejo, baixo custo, manipulação acessível.
III. Adequação à função que se quer desenvolver ( cognitiva, afetiva ou psicomotora)
IV. Adequação aos objetivos, ao conteúdo e ao grau de desenvolvimento dos alunos, aos seus
interesses e necessidades.
Está correto o que se afirma em:
C ( ) III e IV apenas.
D ( ) I e II apenas.
E ( ) II e IV.
A ( ) I, II, III, IV.
B ( ) II, III, IV.
Para que a temática ambiental seja uma importante ferramenta para a revitalização da escola é de suma importância que alguns princípios sejam contemplados para o sucesso do trabalho com a Educação Ambiental no contexto escolar. Esses princípios foram definidos na Conferência realizada em Tbilisi ( UNESCO, 1980).
Diante do exposto numere a segunda coluna de acordo com a primeira e em seguida, marque a alternativa correta:
1 - Participação
2 - Comportamento
3 - Habilidades
4 - Conhecimento
5 - Consciência
( ) Para adquirir uma diversidade de experiências e a compreensão fundamental do meio ambiente e dos problemas que o afetam.
( ) Comprometimento com os valores éticos, tal que os indivíduos se sintam interessados pelo meio ambiente, participando assim da proteção e da melhoria ambiental.
( ) Visando a proporcionar a participação ativa nas tarefas que busquem resolver os problemas ambientais.
( ) Para adquirir as habilidades necessárias para a correta identificação e resolução dos problemas ambientais.
( ) Para ajudar os indivíduos e grupos sociais na busca progressiva assimilação da consciência necessária dos problemas do meio ambiente global.
A . ( ) 4, 2, 1, 3, 5.
B. ( ) 5, 3, 1, 2, 4.
E. ( ) 4, 5, 3, 2, 1.
C. ( ) 1, 2, 4, 5 ,3.
D. ( ) 3, 2, 5, 4, 1.
Marque a alternativa correta.
Nos termos do autor Valter Machado da Fonseca (2011), a transposição didática ou adequação da linguagem (utilizando-se de filmes, reportagens, literatura, de exemplos do cotidiano, etc.) favorece a compreensão do educando em relação ao conteúdo produzido na academia (produção científica).
Essa melhor compreensão do aluno ocorre devido a:
C. ( ) A abordagem superficial e resumida do conteúdo, evitando aprofundamento nas questões postas pela ciência, para que o estudo não seja dificultado.
A. ( ) Adequação da linguagem na “tradução” dos conteúdos de maneira que aquilo que está sendo abordado seja mais compreensível para o aluno.
D. ( ) Manter a mesma metodologia para quaisquer assuntos, para que o aluno tenha uma rotina de estudos.
E. ( ) Deixando o cotidiano do aluno de fora da abordagem, uma vez que sua realidade é local, nada tendo a ver com a realidade de uma sociedade global.
B. ( ) Manutenção da disposição e abordagem do manual didático independente da realidade do aluno, uma vez que, este detém hoje todas as possibilidades de informação e poderá alcançá-las instantaneamente.
Fonseca (2011, p. 30) afirma que as transformações ocorridas no mundo atual são muitas e, por vezes, não são acompanhadas por parte do material didático-pedagógico ao qual o professor tem acesso. O autor considera esse descompasso como grande problema para o processo de ensinoaprendizagem.
Assim, qual é a afirmativa abaixo se identifica com a opinião do autor e, por que vias seria superar este problema?
A. ( ) Grande parte dos professores ainda trabalha com materiais didáticos já ultrapassados que não acompanham a evolução e o desenvolvimento técnico-científico e as mudanças sociais dos nossos tempos. A maneira de superar esse limite pode dar-se pela criatividade e envolvimento de um professor que esteja engajado e envolvido com seu projeto de ensino, atento à realidade do aluno.
E. ( ) Devido à lenta transformação social nos dias de hoje, sabemos que não é difícil produzir materiais didáticos atualizados, antenados com as novas produções tecnológicas e desenvolvimento científico. Basta que o professor tenha em mãos um livro didático que seu apoio ao conhecimento estará solucionado.
C. ( ) O problema encontrado pelo professor não está relacionado ao material pedagógico e sim com a nova perspectiva de ensino que é a da mediação. O professor detém o conhecimento e, portanto, este está preparado para transmitir o conteúdo ao aluno. A atualização do material pedagógico perde importância diante do conhecimento do professor.
B. ( ) A grande dificuldade hoje é relativa ao grande número de produção didática que traz as atualizações em tempo real. A instantaneidade da produção de material pedagógico suplanta o conhecimento do professor e não estimula o aluno a conhecer o novo. Para resolver tal problema, basta que o professor exija a memorização dos conteúdos.
D. ( ) A preocupação do autor não se fundamenta na grande maioria dos professores tem no material pedagógico (o livro didático) arcaico e ultrapassado, seu ponto de apoio. O autor afirma que o problema já foi solucionado a partir da produção dos novos manuais didáticos.
Fusari (1988), nos diz que o planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores. Ainda segundo o mesmo autor, o planejamento da educação escolar pode ser conhecido como:
B ( ) Um processo que não envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo não terá prioridade, mas sim as ações desenvolvidas pela escola.
C ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, onde a aprendizagem do aluno deixa de ser significativa em todo o contexto escolar.
D ( ) Um processo educativo onde a prática docente não possui prioridade e o aluno se torna um mero agente do processo ensino- aprendizagem.
E ( ) Podemos considerar que o processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, não possui uma atuação.
A ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo escolar será priorizado.
Perrenoud (2000) acrescenta que as novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo o investimento repouse sobre o professor. Diante da fala de Perrenoud, o professor que utiliza as TICs poderá:
I. Utilizar software de geoprocessamento para estudo e análise de imagens de satélites.
II. Construir gráficos e tabelas através da tecnologia.
III. Realizar atividades de pesquisas em diferentes temáticas.
IV. Consultar mapas diversos e atualizados, dados demográficos.
V. As TICs em nenhum momento são úteis em sala de aula principalmente para o professor de Gografia.
Está correto o que se afirma em:
E ( ) I, III, V.
D ( ) III, IV, V.
C ( ) II, III, V.
B ( ) I, II, III, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV.
Faça a relação correta:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.
A sequência correta está contida em:
D ( ) 3, 2, 1.
C ( ) 1, 2, 3.
B ( ) 2, 1, 3.
E ( ) 1, 3, 2.
A ( ) 3, 1, 2.
Marque a alternativa correta.
O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.
Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.
( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.
( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.
( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.
( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
II. Simplicidade, fácil manejo, baixo custo, manipulação acessível.
III. Adequação à função que se quer desenvolver ( cognitiva, afetiva ou psicomotora)
IV. Adequação aos objetivos, ao conteúdo e ao grau de desenvolvimento dos alunos, aos seus
interesses e necessidades.
C ( ) III e IV apenas.
D ( ) I e II apenas.
E ( ) II e IV.
A ( ) I, II, III, IV.
B ( ) II, III, IV.
Para que a temática ambiental seja uma importante ferramenta para a revitalização da escola é de suma importância que alguns princípios sejam contemplados para o sucesso do trabalho com a Educação Ambiental no contexto escolar. Esses princípios foram definidos na Conferência realizada em Tbilisi ( UNESCO, 1980).
Diante do exposto numere a segunda coluna de acordo com a primeira e em seguida, marque a alternativa correta:
1 - Participação
2 - Comportamento
3 - Habilidades
4 - Conhecimento
5 - Consciência
( ) Para adquirir uma diversidade de experiências e a compreensão fundamental do meio ambiente e dos problemas que o afetam.
( ) Comprometimento com os valores éticos, tal que os indivíduos se sintam interessados pelo meio ambiente, participando assim da proteção e da melhoria ambiental.
( ) Visando a proporcionar a participação ativa nas tarefas que busquem resolver os problemas ambientais.
( ) Para adquirir as habilidades necessárias para a correta identificação e resolução dos problemas ambientais.
( ) Para ajudar os indivíduos e grupos sociais na busca progressiva assimilação da consciência necessária dos problemas do meio ambiente global.
A . ( ) 4, 2, 1, 3, 5.
B. ( ) 5, 3, 1, 2, 4.
E. ( ) 4, 5, 3, 2, 1.
C. ( ) 1, 2, 4, 5 ,3.
D. ( ) 3, 2, 5, 4, 1.
Marque a alternativa correta.
Nos termos do autor Valter Machado da Fonseca (2011), a transposição didática ou adequação da linguagem (utilizando-se de filmes, reportagens, literatura, de exemplos do cotidiano, etc.) favorece a compreensão do educando em relação ao conteúdo produzido na academia (produção científica).
Essa melhor compreensão do aluno ocorre devido a:
C. ( ) A abordagem superficial e resumida do conteúdo, evitando aprofundamento nas questões postas pela ciência, para que o estudo não seja dificultado.
A. ( ) Adequação da linguagem na “tradução” dos conteúdos de maneira que aquilo que está sendo abordado seja mais compreensível para o aluno.
D. ( ) Manter a mesma metodologia para quaisquer assuntos, para que o aluno tenha uma rotina de estudos.
E. ( ) Deixando o cotidiano do aluno de fora da abordagem, uma vez que sua realidade é local, nada tendo a ver com a realidade de uma sociedade global.
B. ( ) Manutenção da disposição e abordagem do manual didático independente da realidade do aluno, uma vez que, este detém hoje todas as possibilidades de informação e poderá alcançá-las instantaneamente.
Fonseca (2011, p. 30) afirma que as transformações ocorridas no mundo atual são muitas e, por vezes, não são acompanhadas por parte do material didático-pedagógico ao qual o professor tem acesso. O autor considera esse descompasso como grande problema para o processo de ensinoaprendizagem.
Assim, qual é a afirmativa abaixo se identifica com a opinião do autor e, por que vias seria superar este problema?
A. ( ) Grande parte dos professores ainda trabalha com materiais didáticos já ultrapassados que não acompanham a evolução e o desenvolvimento técnico-científico e as mudanças sociais dos nossos tempos. A maneira de superar esse limite pode dar-se pela criatividade e envolvimento de um professor que esteja engajado e envolvido com seu projeto de ensino, atento à realidade do aluno.
E. ( ) Devido à lenta transformação social nos dias de hoje, sabemos que não é difícil produzir materiais didáticos atualizados, antenados com as novas produções tecnológicas e desenvolvimento científico. Basta que o professor tenha em mãos um livro didático que seu apoio ao conhecimento estará solucionado.
C. ( ) O problema encontrado pelo professor não está relacionado ao material pedagógico e sim com a nova perspectiva de ensino que é a da mediação. O professor detém o conhecimento e, portanto, este está preparado para transmitir o conteúdo ao aluno. A atualização do material pedagógico perde importância diante do conhecimento do professor.
B. ( ) A grande dificuldade hoje é relativa ao grande número de produção didática que traz as atualizações em tempo real. A instantaneidade da produção de material pedagógico suplanta o conhecimento do professor e não estimula o aluno a conhecer o novo. Para resolver tal problema, basta que o professor exija a memorização dos conteúdos.
D. ( ) A preocupação do autor não se fundamenta na grande maioria dos professores tem no material pedagógico (o livro didático) arcaico e ultrapassado, seu ponto de apoio. O autor afirma que o problema já foi solucionado a partir da produção dos novos manuais didáticos.
Fusari (1988), nos diz que o planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores. Ainda segundo o mesmo autor, o planejamento da educação escolar pode ser conhecido como:
B ( ) Um processo que não envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo não terá prioridade, mas sim as ações desenvolvidas pela escola.
C ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, onde a aprendizagem do aluno deixa de ser significativa em todo o contexto escolar.
D ( ) Um processo educativo onde a prática docente não possui prioridade e o aluno se torna um mero agente do processo ensino- aprendizagem.
E ( ) Podemos considerar que o processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, não possui uma atuação.
A ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo escolar será priorizado.
Perrenoud (2000) acrescenta que as novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo o investimento repouse sobre o professor. Diante da fala de Perrenoud, o professor que utiliza as TICs poderá:
I. Utilizar software de geoprocessamento para estudo e análise de imagens de satélites.
II. Construir gráficos e tabelas através da tecnologia.
III. Realizar atividades de pesquisas em diferentes temáticas.
IV. Consultar mapas diversos e atualizados, dados demográficos.
V. As TICs em nenhum momento são úteis em sala de aula principalmente para o professor de Gografia.
Está correto o que se afirma em:
E ( ) I, III, V.
D ( ) III, IV, V.
C ( ) II, III, V.
B ( ) I, II, III, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV.
Faça a relação correta:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.
A sequência correta está contida em:
D ( ) 3, 2, 1.
C ( ) 1, 2, 3.
B ( ) 2, 1, 3.
E ( ) 1, 3, 2.
A ( ) 3, 1, 2.
Marque a alternativa correta.
O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.
Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.
( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.
( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.
( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.
( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
Diante do exposto numere a segunda coluna de acordo com a primeira e em seguida, marque a alternativa correta:
1 - Participação
2 - Comportamento
3 - Habilidades
4 - Conhecimento
5 - Consciência
( ) Para adquirir uma diversidade de experiências e a compreensão fundamental do meio ambiente e dos problemas que o afetam.
( ) Comprometimento com os valores éticos, tal que os indivíduos se sintam interessados pelo meio ambiente, participando assim da proteção e da melhoria ambiental.
( ) Visando a proporcionar a participação ativa nas tarefas que busquem resolver os problemas ambientais.
( ) Para adquirir as habilidades necessárias para a correta identificação e resolução dos problemas ambientais.
( ) Para ajudar os indivíduos e grupos sociais na busca progressiva assimilação da consciência necessária dos problemas do meio ambiente global.
A . ( ) 4, 2, 1, 3, 5.
B. ( ) 5, 3, 1, 2, 4.
E. ( ) 4, 5, 3, 2, 1.
C. ( ) 1, 2, 4, 5 ,3.
D. ( ) 3, 2, 5, 4, 1.
Marque a alternativa correta.
Nos termos do autor Valter Machado da Fonseca (2011), a transposição didática ou adequação da linguagem (utilizando-se de filmes, reportagens, literatura, de exemplos do cotidiano, etc.) favorece a compreensão do educando em relação ao conteúdo produzido na academia (produção científica).
Essa melhor compreensão do aluno ocorre devido a:
C. ( ) A abordagem superficial e resumida do conteúdo, evitando aprofundamento nas questões postas pela ciência, para que o estudo não seja dificultado.
A. ( ) Adequação da linguagem na “tradução” dos conteúdos de maneira que aquilo que está sendo abordado seja mais compreensível para o aluno.
D. ( ) Manter a mesma metodologia para quaisquer assuntos, para que o aluno tenha uma rotina de estudos.
E. ( ) Deixando o cotidiano do aluno de fora da abordagem, uma vez que sua realidade é local, nada tendo a ver com a realidade de uma sociedade global.
B. ( ) Manutenção da disposição e abordagem do manual didático independente da realidade do aluno, uma vez que, este detém hoje todas as possibilidades de informação e poderá alcançá-las instantaneamente.
Fonseca (2011, p. 30) afirma que as transformações ocorridas no mundo atual são muitas e, por vezes, não são acompanhadas por parte do material didático-pedagógico ao qual o professor tem acesso. O autor considera esse descompasso como grande problema para o processo de ensinoaprendizagem.
Assim, qual é a afirmativa abaixo se identifica com a opinião do autor e, por que vias seria superar este problema?
A. ( ) Grande parte dos professores ainda trabalha com materiais didáticos já ultrapassados que não acompanham a evolução e o desenvolvimento técnico-científico e as mudanças sociais dos nossos tempos. A maneira de superar esse limite pode dar-se pela criatividade e envolvimento de um professor que esteja engajado e envolvido com seu projeto de ensino, atento à realidade do aluno.
E. ( ) Devido à lenta transformação social nos dias de hoje, sabemos que não é difícil produzir materiais didáticos atualizados, antenados com as novas produções tecnológicas e desenvolvimento científico. Basta que o professor tenha em mãos um livro didático que seu apoio ao conhecimento estará solucionado.
C. ( ) O problema encontrado pelo professor não está relacionado ao material pedagógico e sim com a nova perspectiva de ensino que é a da mediação. O professor detém o conhecimento e, portanto, este está preparado para transmitir o conteúdo ao aluno. A atualização do material pedagógico perde importância diante do conhecimento do professor.
B. ( ) A grande dificuldade hoje é relativa ao grande número de produção didática que traz as atualizações em tempo real. A instantaneidade da produção de material pedagógico suplanta o conhecimento do professor e não estimula o aluno a conhecer o novo. Para resolver tal problema, basta que o professor exija a memorização dos conteúdos.
D. ( ) A preocupação do autor não se fundamenta na grande maioria dos professores tem no material pedagógico (o livro didático) arcaico e ultrapassado, seu ponto de apoio. O autor afirma que o problema já foi solucionado a partir da produção dos novos manuais didáticos.
Fusari (1988), nos diz que o planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores. Ainda segundo o mesmo autor, o planejamento da educação escolar pode ser conhecido como:
B ( ) Um processo que não envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo não terá prioridade, mas sim as ações desenvolvidas pela escola.
C ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, onde a aprendizagem do aluno deixa de ser significativa em todo o contexto escolar.
D ( ) Um processo educativo onde a prática docente não possui prioridade e o aluno se torna um mero agente do processo ensino- aprendizagem.
E ( ) Podemos considerar que o processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, não possui uma atuação.
A ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo escolar será priorizado.
Perrenoud (2000) acrescenta que as novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo o investimento repouse sobre o professor. Diante da fala de Perrenoud, o professor que utiliza as TICs poderá:
I. Utilizar software de geoprocessamento para estudo e análise de imagens de satélites.
II. Construir gráficos e tabelas através da tecnologia.
III. Realizar atividades de pesquisas em diferentes temáticas.
IV. Consultar mapas diversos e atualizados, dados demográficos.
V. As TICs em nenhum momento são úteis em sala de aula principalmente para o professor de Gografia.
Está correto o que se afirma em:
E ( ) I, III, V.
D ( ) III, IV, V.
C ( ) II, III, V.
B ( ) I, II, III, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV.
Faça a relação correta:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.
A sequência correta está contida em:
D ( ) 3, 2, 1.
C ( ) 1, 2, 3.
B ( ) 2, 1, 3.
E ( ) 1, 3, 2.
A ( ) 3, 1, 2.
Marque a alternativa correta.
O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.
Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.
( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.
( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.
( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.
( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
Nos termos do autor Valter Machado da Fonseca (2011), a transposição didática ou adequação da linguagem (utilizando-se de filmes, reportagens, literatura, de exemplos do cotidiano, etc.) favorece a compreensão do educando em relação ao conteúdo produzido na academia (produção científica).
Essa melhor compreensão do aluno ocorre devido a:
C. ( ) A abordagem superficial e resumida do conteúdo, evitando aprofundamento nas questões postas pela ciência, para que o estudo não seja dificultado.
A. ( ) Adequação da linguagem na “tradução” dos conteúdos de maneira que aquilo que está sendo abordado seja mais compreensível para o aluno.
D. ( ) Manter a mesma metodologia para quaisquer assuntos, para que o aluno tenha uma rotina de estudos.
E. ( ) Deixando o cotidiano do aluno de fora da abordagem, uma vez que sua realidade é local, nada tendo a ver com a realidade de uma sociedade global.
B. ( ) Manutenção da disposição e abordagem do manual didático independente da realidade do aluno, uma vez que, este detém hoje todas as possibilidades de informação e poderá alcançá-las instantaneamente.
Fonseca (2011, p. 30) afirma que as transformações ocorridas no mundo atual são muitas e, por vezes, não são acompanhadas por parte do material didático-pedagógico ao qual o professor tem acesso. O autor considera esse descompasso como grande problema para o processo de ensinoaprendizagem.
Assim, qual é a afirmativa abaixo se identifica com a opinião do autor e, por que vias seria superar este problema?
A. ( ) Grande parte dos professores ainda trabalha com materiais didáticos já ultrapassados que não acompanham a evolução e o desenvolvimento técnico-científico e as mudanças sociais dos nossos tempos. A maneira de superar esse limite pode dar-se pela criatividade e envolvimento de um professor que esteja engajado e envolvido com seu projeto de ensino, atento à realidade do aluno.
E. ( ) Devido à lenta transformação social nos dias de hoje, sabemos que não é difícil produzir materiais didáticos atualizados, antenados com as novas produções tecnológicas e desenvolvimento científico. Basta que o professor tenha em mãos um livro didático que seu apoio ao conhecimento estará solucionado.
C. ( ) O problema encontrado pelo professor não está relacionado ao material pedagógico e sim com a nova perspectiva de ensino que é a da mediação. O professor detém o conhecimento e, portanto, este está preparado para transmitir o conteúdo ao aluno. A atualização do material pedagógico perde importância diante do conhecimento do professor.
B. ( ) A grande dificuldade hoje é relativa ao grande número de produção didática que traz as atualizações em tempo real. A instantaneidade da produção de material pedagógico suplanta o conhecimento do professor e não estimula o aluno a conhecer o novo. Para resolver tal problema, basta que o professor exija a memorização dos conteúdos.
D. ( ) A preocupação do autor não se fundamenta na grande maioria dos professores tem no material pedagógico (o livro didático) arcaico e ultrapassado, seu ponto de apoio. O autor afirma que o problema já foi solucionado a partir da produção dos novos manuais didáticos.
Fusari (1988), nos diz que o planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores. Ainda segundo o mesmo autor, o planejamento da educação escolar pode ser conhecido como:
B ( ) Um processo que não envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo não terá prioridade, mas sim as ações desenvolvidas pela escola.
C ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, onde a aprendizagem do aluno deixa de ser significativa em todo o contexto escolar.
D ( ) Um processo educativo onde a prática docente não possui prioridade e o aluno se torna um mero agente do processo ensino- aprendizagem.
E ( ) Podemos considerar que o processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, não possui uma atuação.
A ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo escolar será priorizado.
Perrenoud (2000) acrescenta que as novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo o investimento repouse sobre o professor. Diante da fala de Perrenoud, o professor que utiliza as TICs poderá:
I. Utilizar software de geoprocessamento para estudo e análise de imagens de satélites.
II. Construir gráficos e tabelas através da tecnologia.
III. Realizar atividades de pesquisas em diferentes temáticas.
IV. Consultar mapas diversos e atualizados, dados demográficos.
V. As TICs em nenhum momento são úteis em sala de aula principalmente para o professor de Gografia.
Está correto o que se afirma em:
E ( ) I, III, V.
D ( ) III, IV, V.
C ( ) II, III, V.
B ( ) I, II, III, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV.
Faça a relação correta:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.
A sequência correta está contida em:
D ( ) 3, 2, 1.
C ( ) 1, 2, 3.
B ( ) 2, 1, 3.
E ( ) 1, 3, 2.
A ( ) 3, 1, 2.
Marque a alternativa correta.
O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.
Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.
( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.
( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.
( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.
( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
A. ( ) Grande parte dos professores ainda trabalha com materiais didáticos já ultrapassados que não acompanham a evolução e o desenvolvimento técnico-científico e as mudanças sociais dos nossos tempos. A maneira de superar esse limite pode dar-se pela criatividade e envolvimento de um professor que esteja engajado e envolvido com seu projeto de ensino, atento à realidade do aluno.
E. ( ) Devido à lenta transformação social nos dias de hoje, sabemos que não é difícil produzir materiais didáticos atualizados, antenados com as novas produções tecnológicas e desenvolvimento científico. Basta que o professor tenha em mãos um livro didático que seu apoio ao conhecimento estará solucionado.
C. ( ) O problema encontrado pelo professor não está relacionado ao material pedagógico e sim com a nova perspectiva de ensino que é a da mediação. O professor detém o conhecimento e, portanto, este está preparado para transmitir o conteúdo ao aluno. A atualização do material pedagógico perde importância diante do conhecimento do professor.
B. ( ) A grande dificuldade hoje é relativa ao grande número de produção didática que traz as atualizações em tempo real. A instantaneidade da produção de material pedagógico suplanta o conhecimento do professor e não estimula o aluno a conhecer o novo. Para resolver tal problema, basta que o professor exija a memorização dos conteúdos.
D. ( ) A preocupação do autor não se fundamenta na grande maioria dos professores tem no material pedagógico (o livro didático) arcaico e ultrapassado, seu ponto de apoio. O autor afirma que o problema já foi solucionado a partir da produção dos novos manuais didáticos.
Fusari (1988), nos diz que o planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores. Ainda segundo o mesmo autor, o planejamento da educação escolar pode ser conhecido como:
B ( ) Um processo que não envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo não terá prioridade, mas sim as ações desenvolvidas pela escola.
C ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, onde a aprendizagem do aluno deixa de ser significativa em todo o contexto escolar.
D ( ) Um processo educativo onde a prática docente não possui prioridade e o aluno se torna um mero agente do processo ensino- aprendizagem.
E ( ) Podemos considerar que o processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, não possui uma atuação.
A ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo escolar será priorizado.
Perrenoud (2000) acrescenta que as novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo o investimento repouse sobre o professor. Diante da fala de Perrenoud, o professor que utiliza as TICs poderá:
I. Utilizar software de geoprocessamento para estudo e análise de imagens de satélites.
II. Construir gráficos e tabelas através da tecnologia.
III. Realizar atividades de pesquisas em diferentes temáticas.
IV. Consultar mapas diversos e atualizados, dados demográficos.
V. As TICs em nenhum momento são úteis em sala de aula principalmente para o professor de Gografia.
Está correto o que se afirma em:
E ( ) I, III, V.
D ( ) III, IV, V.
C ( ) II, III, V.
B ( ) I, II, III, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV.
Faça a relação correta:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.
A sequência correta está contida em:
D ( ) 3, 2, 1.
C ( ) 1, 2, 3.
B ( ) 2, 1, 3.
E ( ) 1, 3, 2.
A ( ) 3, 1, 2.
Marque a alternativa correta.
O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.
Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.
( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.
( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.
( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.
( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
B ( ) Um processo que não envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo não terá prioridade, mas sim as ações desenvolvidas pela escola.
C ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, onde a aprendizagem do aluno deixa de ser significativa em todo o contexto escolar.
D ( ) Um processo educativo onde a prática docente não possui prioridade e o aluno se torna um mero agente do processo ensino- aprendizagem.
E ( ) Podemos considerar que o processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, não possui uma atuação.
A ( ) Um processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, durante todo o ano letivo, onde o trabalho de formação do aluno, através do currículo escolar será priorizado.
Perrenoud (2000) acrescenta que as novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas, por meio de uma divisão de trabalho que não faz mais com que todo o investimento repouse sobre o professor. Diante da fala de Perrenoud, o professor que utiliza as TICs poderá:
I. Utilizar software de geoprocessamento para estudo e análise de imagens de satélites.
II. Construir gráficos e tabelas através da tecnologia.
III. Realizar atividades de pesquisas em diferentes temáticas.
IV. Consultar mapas diversos e atualizados, dados demográficos.
V. As TICs em nenhum momento são úteis em sala de aula principalmente para o professor de Gografia.
Está correto o que se afirma em:
E ( ) I, III, V.
D ( ) III, IV, V.
C ( ) II, III, V.
B ( ) I, II, III, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV.
Faça a relação correta:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.
A sequência correta está contida em:
D ( ) 3, 2, 1.
C ( ) 1, 2, 3.
B ( ) 2, 1, 3.
E ( ) 1, 3, 2.
A ( ) 3, 1, 2.
Marque a alternativa correta.
O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.
Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.
( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.
( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.
( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.
( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
II. Construir gráficos e tabelas através da tecnologia.
III. Realizar atividades de pesquisas em diferentes temáticas.
IV. Consultar mapas diversos e atualizados, dados demográficos.
V. As TICs em nenhum momento são úteis em sala de aula principalmente para o professor de Gografia.
E ( ) I, III, V.
D ( ) III, IV, V.
C ( ) II, III, V.
B ( ) I, II, III, IV, V.
A ( ) I, II, III, IV.
Faça a relação correta:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.
A sequência correta está contida em:
D ( ) 3, 2, 1.
C ( ) 1, 2, 3.
B ( ) 2, 1, 3.
E ( ) 1, 3, 2.
A ( ) 3, 1, 2.
Marque a alternativa correta.
O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.
Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.
( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.
( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.
( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.
( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
1- Geografia marxista.
2- Geografia Tradicional
3- Geografia pragmática
----- objetiva o uso da estatística e da matemática tendo maior influência sobre a pesquisa.
----- propõe uma geografia de luta social, emancipadora e política.
----- Caracteriza-se pela neutralidade baseada na descrição e memorização.
D ( ) 3, 2, 1.
C ( ) 1, 2, 3.
B ( ) 2, 1, 3.
E ( ) 1, 3, 2.
A ( ) 3, 1, 2.
Marque a alternativa correta.
O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.
Sabemos que o ensino de Geografia, assim como os demais cursos de formação de professores, está se estruturando de acordo com o contexto histórico, político e social. Para que o educando tenha uma formação adequada pela busca do saber científico é necessário conhecer as concepções do ensino de Geografia em décadas passadas. De acordo com os estudos realizados acerca do assunto, leia as afirmações, julgue-as em verdadeiras ou falsas.
( ) Os cenários políticos e econômicos decorrentes do golpe militar de 1964 exigiram reformas no sistema educacional.
( ) Com a criação da Lei 5692/71 surge o ensino profissionalizante que tinha como principal objetivo habilitar o aluno para se engajar no mercado de trabalho.
( ) Nas décadas de 60 e 70, ocorreram mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
( ) A disciplina de Geografia, foi fundida com a disciplina de História dando origem à disciplina de Estudos Sociais, surgindo, então, novas disciplinas para a formação política dos educandos.
( ) Houve um momento que o ensino de Geografia era voltado exclusivamente para informações básicas como relevo, hidrografia, clima, população, países, capitais e o aluno era um memorizador de conteúdos.
Está correto o que se afirma em:
D ( ) Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.
A ( ) O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.
B ( ) Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.
E ( ) Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.
C ( ) Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.